7 truques para organizar guarda-roupas pequenos

Você está com pouco espaço para guardar suas roupas e não sabe o que fazer? Não se preocupe, neste artigo mostraremos 7 truques para organizar guarda-roupas pequenos.

Muitas vezes, a correria do dia a dia faz com que acabemos deixando determinados detalhes de organização e cuidados com a casa de lado. A manutenção da organização do guarda-roupa certamente é um desses detalhes.

Manter o guarda-roupa sempre organizado é uma tarefa complicada para a maioria das pessoas, afinal, nem sempre temos tempo para dobrar ou pendurar as roupas do jeito certo. E para que um “hoje não dá tempo” ou “amanhã eu arrumo isso” vire um completo caos, basta um piscar de olhos.

Se você sofre constantemente com esse problema e está em busca de maneiras simples de organização, para tirar de vez a bagunça de dentro do seu armário, vale a pena acompanhar este artigo e ver os 7 truques para organizar guarda-roupas pequenos que preparamos para você.

Veja os 7 truques para organizar guarda-roupas pequenos

guarda-roupas bem organizado

Acredite, é possível manter um guarda-roupa organizado sem a necessidade de perder muito tempo diariamente. Para isso, basta usar os 7 truques para organizar guarda-roupas pequenos que separamos. Veja quais são eles:

1.   Livre-se do que não usa

Sim, o primeiro passo para ter um guarda-roupa sempre organizado é tirar dele todas as peças que não são mais usadas. Afinal, quanto mais espaço você tiver, melhor serão suas chances de organização.

Por isso, faça uma análise cuidadosa com todas as peças que você não usa há pelo menos três meses e considere a possibilidade de doá-las, ou até mesmo montar um bazar. Assim, além de abrir espaço para suas roupas, você ainda poderá ajudar alguém que precisa, ou até mesmo levantar uma grana extra.

2.   Setorize suas roupas

Parece óbvio, mas quanto melhor for a setorização das suas roupas, mais fácil será guardá-las sempre no local certo e achá-las, quando for preciso. A maneira mais simples de fazer essa setorização é agrupando as peças por tipo, como:

  • Calças
  • Camisetas
  • Camisas
  • Shorts
  • Vestidos
  • Saias
  • Pijamas
  • Roupa-íntima
  • Peças de praia e piscina
  • Casacos
  • Roupas de cama e banho
  • Etc.

Essa é apenas uma sugestão de agrupamento de peças, é importante que você saiba que pode fazer essa setorização da maneira que achar melhor para a sua rotina como, por exemplo, roupas para ficar em casa, roupas para dormir, roupas para trabalhar, roupas de festa, roupas de passeio, etc.

3.   Use cabides corretos

Cada tipo de peça precisa de um cabide diferente para que possa ser pendurada corretamente. Vestidos e blusas de alça fina precisam de cabides que possuam um ganchinho, ou um encaixe especial para elas. Já as blusas de tecidos mais leves e finos precisam de cabides que possuam uma certa aderência, como os revestidos com veludo.

As camisas sociais precisam de cabides mais largos, que manterão as peças penduradas sem amassar, deformar, ou o risco de cair. As calças podem ser penduradas, dobradas, em quase qualquer tipo de cabide, no entanto, as saias ficam melhores em cabides com prendedores.

Usar cabides corretos e, se possível, padronizados ou parecidos, além de trazer uma maior sensação de organização, evitará que suas roupas se movimentem nos cabides, ou mesmo caiam o tempo todo, trazendo desorganização e irritação.

4.   Divisórias nas gavetas

Acredite, as divisórias nas gavetas podem fazer uma diferença imensa na organização e na hora de encontrar aquela peça que você precisa. Elas são especialmente úteis quando o assunto é a organização de roupa-íntima, meias, ou moda praia.

Existem muitos tipos de divisórias disponíveis no mercado, modelos que vão desde as hastes de encaixe, até as colmeias revestidas de tecido, ou outro material. Além dos modelos para compra, vale a pena dizer que você também pode criar as suas divisórias, reutilizando caixas de papelão, ou mesmo potes de sorvete.

5.   Cestos e caixas organizadoras

Outra dica infalível entre os truques para organizar guarda-roupas pequenos que são as caixas e cestos organizadores. Neles, é possível guardar uma infinidade de peças, desde acessórios como cachecóis, lenços e chapéus, até peças como mantas, toalhas, calçados e mais.

Tudo dependerá da sua necessidade e seu espaço disponível. Se você optar pelas caixas, dê preferências àquelas de plástico transparente, pois isso lhe ajudará a visualizar mais facilmente o que está guardado nelas.

6.   Disponha a organização de maneira funcional

O truque aqui é deixar as peças que são usadas com mais frequência mais acessíveis e, por consequência, as que são usadas com menor frequência em prateleiras mais altas, ou gavetas mais baixas, de acessibilidade mais complexa.

Isso tornará seu dia a dia mais ágil e funcional, e a manutenção da organização do seu guarda-roupa mais simples também. Afinal, apenas as mais usadas poderão ser guardadas com maior facilidade.

7.   Invista em dobras diferenciadas

Existem técnicas específicas para dobrar cada tipo de roupa, capazes de tornar o espaço ocupado por essas peças bem menor do que o normal. Isso, além de te ajudar com a organização, lhe ajudará também a aproveitar melhor o seu espaço disponível.

Você encontrará na internet uma série de vídeos e tutoriais ensinando essas dobras especializadas. Por mais que elas possam parecer complicadas, não são. Basta ter um pouco de paciência que você pegará o jeito.

Lembre-se que tão importante quanto ter um guarda-roupa organizado é contar com um móvel capaz de suprir as suas necessidades. Por isso, além dessas dicas, se houver a possibilidade e real necessidade, invista em um guarda-roupa novo.

Isso lhe ajudará a organizar todas as suas peças de uma maneira mais fácil, aproveitando melhor os espaços disponíveis, mesmo que seja um móvel pequeno, e ainda trará um ar novo ao seu espaço.

Seguindo esses 7 truques para organizar guarda-roupas pequenos você certamente conseguirá manter o seu móvel mais arrumado, bonito e funcional, tornando seu dia a dia mais simples e a manutenção da organização também.

Leia também: Como lavar bichos de pelúcia, tapetes e cortinas corretamente.

Leave a Reply

Nós apoiamos o Canal Sentindo Deus. Gostaria de conhecer?→ CLIQUE AQUI