Qual Melhor Dia Para Engravidar? Aprenda como Calcular

Essa é uma pergunta que as tentantes estão sempre fazendo por aqui: qual o melhor dia para engravidar? Parece uma dúvida boba, mas na verdade, existem mesmo os dias que são melhores para a concepção.

Não é muito simples de entender qual o melhor dia, mas não chega a ser um bicho de sete cabeças. Primeiro de tudo é necessário entender qual o funcionamento do seu ciclo. E baseado nisso, saberemos quais são os dias mais propícios.

Quanto mais próxima estiver a ovulação, mais chances você tem. O dia exato da ovulação também é um excelente dia. Fica ainda melhor ainda se você tiver uma relação poucas horas antes da ovulação chegar.

A explicação disso é que: os espermatozoides costumam gastar em média 3 a sete horas para alcançar o útero da mulher. Portanto, nem sempre o melhor dia é aquele mais fértil. Lembrando que, cada organismo age de um jeito, tanto o do homem quanto o da mulher, por isso por haver uma variação de tempo dependendo de cada um.

Por isso vamos ver as possibilidades de saber o dia certo quando o ciclo é regular e quando é irregular.

qual melhor dia para engravidar

Calculando o dia quando o ciclo é regular

Quando o ciclo da tentante é reguladinho dá para calcular com mais certeza o dia fértil.

Para uma mulher que tem ciclo de 30 dias, o 16° dia é considerado o mais fértil.

Para mulher que tem o ciclo de 21 dias, por exemplo, o 7° dia é o mais fértil.

A conta que foi feita acima é baseada no seguinte: pegue o dia da sua próxima menstruação e conte 14 dias para trás, assim encontrará o dia da ovulação.

Exemplos:

  1. Mulher que tem ciclo de 32 dias (32 – 14 = 18). Nesse caso o 18° dia é o mais fértil;
  2. Mulher que tem ciclo de 33 dias (33 – 14 = 19). Nesse caso o 19° dia é o mais fértil;
  3. Mulher que tem ciclo de 29 dias (29 – 14 = 15). Nesse caso o 15° dia é o mais fértil;
  4. Mulher que tem ciclo de 37 dias (37 – 14 = 23). Nesse caso o 23° dia é o mais fértil;
  5. Mulher que tem ciclo de 28 dias (28 – 14 = 14). Nesse caso o 14° dia é o mais fértil.

Resumindo, você pega o dia que vai ovular e subtrai 14 dias. O número que sobrou é o dia mais fértil.

Quando os ciclos são irregulares

A fórmula usada acima pode ser usada também para ciclos irregulares, porém, o fato de não saber exatamente o dia que virá a menstruação torna o cálculo bem mais difícil.

Para não ficar complicado, minha recomendação é que use um teste de ovulação. Eles podem ser encontrados facilmente em farmácias. Essa é a forma mais fácil, pois assim, você não precisará ficar quebrando a cabeça fazendo contas ou tentando adivinhar.

Considerações finais

Apesar de falarmos do melhor dia para engravidar, não se esqueça de que o período fértil dura 7 dias. E em qualquer desses dias existe as possibilidades de engravidar e não importa se você tem o ciclo regular ou irregular.

Recomendação de tratamento para engravidar rápido e naturalmente: Acesse Aqui

Espero que tenha sanado todas suas dúvidas quanto ao período de fertilidade e o melhor dia para engravidar! Obrigado pela leitura!

Leave a Reply