Leite materno, qual sua importância e como aumentar a produção?

Um dos milagres mais incríveis da natureza dá-se no momento em que uma mulher inicia a odisseia de ser mãe e começa a produzir leite materno assim que fica grávida. Este é um dos principais sinais de que o seu corpo está se preparando para uma grande experiência, a da maternidade.

Quando começa a produção do leite materno?

Cada trimestre de gravidez tem as suas próprias particularidades que facilmente se traduzem em sinais visíveis. Por exemplo, no primeiro trimestre é comum sentir os peitos doloridos e inchados. Eles vão aumentar de tamanho, e é neste momento que as glândulas são acionadas para iniciar seu trabalho.

O aparecimento dos sintomas de gravidez ocorre mais cedo numas mulheres, do que noutras. Tome como exemplo o colostro, um corrimento amarelado da aréola que pode acontecer no segundo trimestre, para algumas mulheres, enquanto para outras, ocorre logo após o parto.

Como aumentar a produção do leite materno?

Beba água: essa dica parece muito óbvia, porém essencial. Tomar em média 3 a 4 litros de água por dia, assim como sucos, ajuda aumentar a produção de leite materno . O ideal é que sempre depois de amamentar o bebê, tome um copo de água ou suco;

Olhe para seu bebê: você sabia que apenas o fato de ficar olhando o bebê quando estiver amamentando faz com que a produção do leite aumenta? Isso porque mais hormônios serão liberados na corrente sanguínea e consequentemente mais leite será liberado;

Boa alimentação: uma alimentação saudável e rica em água também ajuda no aumento da produção de leite materno, como por exemplo, laranja, melancia, melão, mexerica, uvas, entre outras frutas do tipo;

Relaxamento: o descanso também é um fator muito importante para a produção de leite, pois guarda energia. Portanto, procure-se relaxar bastante e evite tarefas do cotidiano;

Suplementos: existem no mercado vários suplementos que ajudam na produção do leite materno. Nesse caso, é recomendável procurar um médico para que esse possa indicar a suplementação adequada, tanto para a mamãe, quanto para o bebê.

aumentar produção leite materno

Leite materno

Colostro

O colostro é o primeiro alimento para os bebês e é extremamente rico em anticorpos que ajudam a proteger e fortalecer o organismo do recém nascido. Ele funciona como seu sistema imunológico.

Quando o bebê nasce, o seu corpo está totalmente preparado para a amamentação e o leite materno começar a fluir. Os seios foram feitos com o único propósito de alimentar os nossos filhos, e, a não ser por razões excepcionais, eles vão fazer o seu trabalho.

Recomendação de tratamento para engravidar rápido e naturalmente: Acesse Aqui

Nunca deixe de dar o leite materno

Não deixe de dar leite materno ao seu filho. Há muitos mitos sobre o assunto, como o que após a amamentação a mulher fica com os seios descaídos, é verdade que acontece a algumas mulheres, mas o mais importante mesmo é desfrutar do aleitamento materno e o laço único que vai criar com o seu filho, estes são momentos da sua vida verdadeiramente abençoados, que nunca vai esquecer e não deve desperdiçar!

Leave a Reply