Endometriose: descubra o que é e quais os sintomas

A endometriose é um tema pouco discutido, mas que afeta a vida de milhares de mulheres, causando dores intensas e outras preocupações. 

Identificar os sintomas facilita o início do tratamento, neste artigo selecionamos as dúvidas mais frequentes sobre o tema, acompanhe a leitura. 

O que é Endometriose?

A Endometriose é uma doença benigna, ela ocorre porque o tecido que reveste o interior do útero, o endométrio, surge em outras partes do corpo feminino, como ovários e cavidade abdominal. 

O crescimento do endométrio é um processo normal, o qual ocorre todos os meses como uma preparação do corpo para a gravidez. Quando não ocorre a fecundação de nenhum óvulo, o corpo elimina o tecido formado em excesso por meio da menstruação. 

O que não é normal é a migração do endométrio para outros locais do corpo. Essa alteração gera dores, desconforto, fadiga, dificuldade em engravidar e demais sintomas indesejados, além de, em casos mais graves, infertilidade.

Como saber se tenho Endometriose?  

desenho explicando o que é Endometriose
Raio x Endometriose

O principal cuidado é o acompanhamento periódico de um profissional da saúde, o ginecologista. Pois, dessa forma, qualquer variação atípica terá mais chance de ser vista logo no início. 

Outro fator, sendo o mais comum, é a dor, que pode ser intensa no período menstrual ou leve fora dele. Dores sempre são um indicativo de que algo não está muito bem, por isso, cuide do seu corpo e esteja atenta aos sinais. 

Vale ressaltar que sentir dor não significa que você tem endometriose, ao apresentar algum sintoma, ou desconforto, procure um médico. 

Exames para identificar Endometriose

Os exames que possibilitam identificar a Endometriose são a combinação de exames de imagens com exames laboratoriais, como os de sangue. 

O Ultrassom Transvaginal e a Ressonância Magnética são os exames de imagem mais pedidos, sendo o segundo mais preciso no diagnóstico por ter a taxa de sensibilidade maior. 

Quanto aos exames laboratoriais, taxas de hormônios podem ser pedidos. 

A Endometriose tem tratamento, podendo ser por remédios ou cirurgias, dependendo da gravidade.

Quais são os principais sintomas da Endometriose?  

Os sintomas podem variar de mulher para mulher, mas os mais comuns são: 

  • Dores intensas no período menstrual; 
  • Cólicas; 
  • Dores antes da menstruação; 
  • Fluxo menstrual intenso;
  • Ciclo menstrual irregular; 
  • Dores durante a relação sexual; 
  • Dor ao urinar ou defecar. 

As dores, como descritas acima, podem ser fora do útero ou ovários, isso ocorre quando o tecido do endométrio está presente no intestino ou bexiga. É comum a desconfiança por infecção urinária, mas se você apresentar outros sintomas além de dor ao urinar, peça por mais exames. 

O uso de antibióticos usados no tratamento de infecção urinária pode amenizar as dores causadas pela endometriose, dificultando um diagnóstico correto. 

Quem tem endometriose pode engravidar?

Uma das maiores preocupações quanto à endometriose é a relação com a infertilidade. A impossibilidade de uma gestação infelizmente acomete algumas mulheres que têm endometriose, isso ocorre quando o tratamento demorou para ser iniciado, e com isso ambos os ovários foram afetados. 

A dificuldade em engravidar não é um sintoma padrão ou geral, portanto não é uma regra. Quando o tratamento acontece de forma rápida as chances de uma gestação aumentam, mesmo em casos que apresentam dificuldade para engravidar. O que ressalta mais uma vez a importância de consultas periódicas ao ginecologista, e atenção ao sinal de alguma anormalidade.  

Quem tem Endometriose pode tomar anticoncepcional?  

Essa é uma questão polêmica, alguns profissionais usam o anticoncepcional como forma de tratamento da endometriose, outros já evitam por acreditarem que o uso pode agravar a doença. 

Alguns médicos acreditam que o uso da pílula pode ser uma forma de camuflar a doença, pois o anticoncepcional ameniza os sintomas, e dessa forma, evita o tratamento correto. 

Portanto, o melhor a ser feito é avaliar juntamente com o médico ginecologista a melhor escolha para cada mulher. 

Quais remédios são indicados para quem tem Endometriose?

Os remédios indicados são os que tratam os sintomas, como analgésicos e anti-inflamatórios, e alguns remédios específicos para endometriose, como Danazol e Dienogeste.

A escolha deve ser acompanhada por um profissional da saúde, o qual irá avaliar cada caso de forma individual e detalhada. Além dos remédios, a escolha por uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas auxiliam no alívio dos sintomas. 

Se você tem uma receita em mãos, pode encontrar uma farmácia de manipulação confiável e pelo melhor preço para desenvolver seus medicamentos manipulados. É só clicar aqui para fazer uma cotação gratuita.

Leave a Reply

Nós apoiamos o Canal Sentindo Deus. Gostaria de conhecer?→ CLIQUE AQUI