Dificuldade de engravidar após os 40 anos, riscos e cuidados

A fertilidade da mulher está completamente ligada a sua idade. Mulheres com dificuldades de engravidar com inúmeras técnicas, porém, além disso, é preciso estar estruturada emocionalmente e economicamente.

A chamada “maternidade tardia” que é após os 30 ou 40 anos está ficando cada vez mais comum no mundo inteiro. Essa tendência de adiar a decisão de ser mãe muito se deve a alguns fatores como: querer alavancar primeiro a carreira profissional, estudos, falta de relacionamento sério e questões financeiras.

Dificuldade para engravidar depois dos 40

O recomendado ou pleo menos o mais apropriado é que a mulher engravide dos 20 aos 30 anos de idade. Depois dos 30 anos a fertilidade feminina tende a diminuir a cada ano que passa.

Diferente dos homens, que durante toda sua vida produz espermatozoides, as mulheres não produz óvulos. Elas já nascem com eles e de acordo com que o tempo passa ela vai liberando esses óvulos durante sua vida fértil. Acontece que, os óvulos, assim como os ovários vão envelhecendo com o passar do tempo. Isso explica porque a fertilidade da mulher começa a cair após os 30 anos; e a partir dos quarenta ela já começa a caminhar para a menopausa, sendo mais difícil de conseguir engravidar.

dificuldade de engravidar aos 40 anos

Gravidez depois dos 40 anos

Outro fator a considerar é que, quanto mais a mulher avança na idade, mais ela fica exposta à problemas que podem induzir à infertilidade, como é o caso das DSTs, problemas nas trompas, endometriose, miomas, entre outros.

Riscos e cuidados na gravidez depois dos 40 anos

Não significa que toda mulher com 40 anos ou mais terá complicação na gravidez. Por isso, é crucial que ela mantenha-se saudável, pois isso é muito importante para que tudo dê certo.

Ainda assim, engravidar depois dos 40 anos é considerada uma gravidez um pouco arriscada. Já que nessa fase da vida os abortos são mais percebidos.

Além do aborto, pode aparecer outras complicações, como por exemplo, a pressão alta, diabetes e outras doenças que podem tornar a gravidez mais complicada.

É fundamental para as mulheres que queiram engravidar nessa faixa etária que façam um bom planejamento, se informe sobre os riscos e cuidados que devem tomar e não deixem de fazer o pré-natal.

Quando a mulher deve procurar um ginecologista?

O correto é que, seja em qualquer idade, a mulher que planeja engravidar procure um ginecologista. O especialista irá indicar um pré-natal e assim a poupará de muitos problemas que possa vir a acontecer.

Outros motivos pelos quais a mulher ou o casal deve recorrer ao ginecologista:

Recomendação de tratamento para engravidar rápido e naturalmente: Acesse Aqui

procure um ginecologista

Médico Ginecologista

  1. O casal deve procurar um ginecologista quando vem tentando ter filhos há mais de um ano e não estão conseguindo. Isso mesmo, o casal! Já que o problema também pode estar no homem e não na mulher;
  2. Mulheres com 35 anos ou mais que estão tentando engravidar há seis meses e não conseguem;
  3. Mulher que possui endometriose ou outros problemas relacionados;
  4.  Homens que suspeitam que sua produção de espermatozoides tenha diminuído ou perdido a qualidade;
  5. Mulheres que têm históricos de infecções;
  6. Mulheres com menstruação muito irregular ou que não menstruam;
  7.  Mulheres que têm histórico de abortos.

Leave a Reply