Dicas de verão para grávidas

É muito importante seguir algumas dicas de verão para grávidas, pois a gravidez pode causar um grande desconforto e fazer você sentir muito calor. Esse desconforto pode ser ainda pior durante os meses quentes do verão, especialmente em dezembro, janeiro e fevereiro, que são os meses mais quentes no Brasil.

4 dicas de verão para mulheres grávidas

Durante a gravidez, muitas mulheres experimentam um leve aumento na temperatura corporal devido a alguns fatores como:

  1. Aumento na quantidade de sangue em circulação pelo corpo;
  2. Fluido extra em seu corpo que muitas vezes leva ao inchaço;
  3. Alteração no metabolismo para suprir necessidades energéticas.

Esse leve aumento na temperatura corporal durante a gravidez é normal, o importante é não superaquecer, o que pode ser muito difícil no verão, ainda mais se você não tiver um ar condicionado. Entretanto, com algumas dicas e truques simples para grávidas no verão, você poderá ficar bem confortável durante esses meses quentes.

Dicas 1 – Procure ficar hidratada

ficar hidratada

A água te ajuda a regular a temperatura corporal, por isso ela deve ser sua melhor companheira durante o verão. Quando você está bem

hidratada, seu corpo consegue liberar melhor o calor, principalmente por meio do suor que esfria a pele à medida que evapora.

Como é necessário repor a água que sai de seu corpo, deve-se beber entre seis e oito copos de líquido por dia (aproximadamente 1,2

litros). Isso pode incluir água, leite com baixo teor de gordura e bebidas sem açúcar.

Quando você sua, o suor leva com ele os eletrólitos, que é um componente crucial da hidratação, certifique-se de repor seus

eletrólitos comendo alimentos como banana, melão, batata doce, damasco seco, espinafre, abóbora e feijão preto.

Dicas 2 – Evite alimentos e bebidas quentes

evitar bebidas quentes

Como o corpo produz mais calor ao ingerir alimentos ou bebidas quentes, como sopa ou chá quente, a melhor opção é escolher alternativas mais frescas, como saladas ou sopas frias, por exemplo.

Pegue um pouco de iogurte sem açúcar e algumas de suas frutas favoritas, misture-os, preencha uma tigela e coloque-os no congelador por cerca de 4 a 6 horas. Algumas combinações populares incluem iogurte com morango e abacaxi.

Se você não comer laticínios, ignore o iogurte e congele algumas uvas ou fatias de melancia para um lanche saboroso, saudável e refrescante. Se optar pela melancia, evite o incômodo de estourar as sementes, pois elas são ricas em proteínas e ajudam a regular a pressão arterial e o metabolismo dos carboidratos. Além disso, essas sementes saborosas fornecem ácidos graxos monoinsaturados, poli-insaturados e ômega-6.

Dicas 3 – Descanse

Dica 3: descanso
Quando o tempo estiver muito quente, não se esforce tanto praticando muitas atividades ao ar livre. Em vez disso, permita-se relaxar em uma sala fria com as cortinas fechadas e com o ar condicionado ligado, talvez até cochilando um pouco.

Falando em cochilar, um cochilo é outra ótima dica para se refrescar à medida que a temperatura do seu corpo diminui durante o sono, porque você estará usando menos energia do que quando estava acordada.

Se você estiver realmente se sentindo incomodada pelo calor, prepare um banho fresco, acenda uma vela, coloque sua música favorita ou gravação de meditação e desfrute de um doce alívio do calor do verão ao tomar um bom banho gelado.

Se for praticar algum exercício físico, uma boa escolha é a natação, pois fazer exercícios em altas temperaturas do verão pode colocar você em risco de superaquecimento. Para evitar esse risco, encontre uma piscina local para nadar.

A natação não apenas te mantém fresca, mas também oferece um treino suave para todo o corpo enquanto aumenta a circulação, proporcionando alívio do inchaço e minimizando o estresse.

Dica 4 – Ligue o ar condicionado

space ar condicionado Piracicaba

Não é incomum uma mulher grávida passar a maior parte do tempo dentro de casa, especialmente durante o último trimestre, quando está a apenas algumas semanas do parto.

Durante esse período, a qualidade do ar que você respira é altamente crítica para a boa saúde. Sem um ar condicionado adequado, o ambiente interno pode não ser abastecido com ar fresco em circulação suficiente.

Muitas mães tendem a acreditar que devem ficar longe do ar condicionado durante a gravidez ou, pelo menos, minimizar seu uso em ambientes internos para evitar o ar frio que pode aumentar as chances de contrair uma gripe. Será que essa é a escolha certa? Saiba mais sobre ar condicionado na gravidez.

Recomendação de tratamento para engravidar rápido e naturalmente: Acesse Aqui

Se você não tem ar condicionado, um dos melhores métodos para manter a sua casa fresca é abrir as janelas à noite, quando o calor já estiver diminuído. Você pode até colocar ventiladores dentro ou perto das janelas para puxar o ar fresco para dentro. Então, pela
manhã, feche as janelas e cortinas para reter o ar frio e afastar o calor do sol.

Leave a Reply