Cuidados com o corpo durante a Gravidez

Os 9 meses de gravidez constituem os momentos mais sublimes da vida de uma mulher! O corpo feminino, devido à modificação das formas e à adaptação ao feto, sofre várias alterações durante a gravidez que podem vir a causar estrias, varizes e celulites. Há que tomar certas medidas durante e após a gravidez para que o corpo volte ao normal de maneira saudável.

Pele e cabelo

A maioria das mulheres grávidas fica mais bonita durante os nove meses de gravidez, e a sua pela fica macia e aveludada. Muitas que possuem problemas de pele e cabelo oleoso podem usufruir, agora, de uma pele limpa e um cabelo saudável.

Com a readaptação do corpo ao seu estado normal e a diminuição dos hormônios femininos, a pele pode apresentar muita oleosidade, vindo a surgir cravos e espinhas. Alguns produtos e hábitos podem ajudar a normalizar essa oleosidade, tais como a limpeza e tonificação com produtos para pele.

As mudanças hormonais provocam desidratação geral da pele e, portanto devem-se usar cremes hidratantes tanto no corpo como no rosto. Este é o primeiro cuidado a ter com o corpo, a hidratação, com ela evitam-se as estrias e ajuda  que a pele volte à tensão natural, posteriormente ao parto.

Hidratação

hidratação do corpo

Hidrate a pele

Surgindo no final da gravidez, as estrias são causadas por um estiramento excessivo da pele. Costumam afetar o abdômen, as nádegas, as coxas, o quadril e as mamas. Dessa forma, após engravidar, utiliza um creme ante-estrias específico para aplicar nessas zonas de risco.

Para evitar ou diminuir sua ocorrência é importante não engordar mais de 1kg por mês durante a gravidez e usar os hidratantes.

Beber muita água, ou sucos, é importante para manter a pele hidratada e evitar a retenção de líquidos e consequentemente as pernas pesadas, os pés, tornozelos e pulsos inchados, que causam tanto desconforto à mulher na gravidez.

Alimentação

É essencial o controle do peso durante após engravidar. Com o peso certo a grávida terá uma gravidez mais confortável, mais equilibrada e poderá aproveitar da melhor forma este momento especial. A grávida deve engordar cerca de 12 a 15 kg, ela necessita de aproximadamente 2000 a 2500 Calorias por dia. Deverá ter uma alimentação equilibrada, variada e suficiente, nunca comer por dois, interessa a qualidade e não a quantidade!

O tabaco e as bebidas alcoólicas devem ser eliminados, porque interferem no estado de nutrição da grávida e podem afetar o bebê.

Exercício físico

exercício físico na gravidez

exercício físico

A atividade física (localizada e aeróbica) fortalece os músculos dos membros inferiores e facilita o bombeamento dos vasos sanguíneos, ajudando a evitar as varizes que costumam surgir na gravidez. Esta atividade juntamente com uma alimentação equilibrada e a ingestão de água vai ajudar na recuperação ao longo dos seis meses pós-parto.

Outros Cuidados

Evite usar sapatos de salto alto, mesmo que seja moda, pois este tipo de calçado causa o inchaço das pernas e aumenta o risco de quedas, colocando em risco a grávida e o bebê.

Recomendação de tratamento para engravidar rápido e naturalmente: Acesse Aqui

  • Use um colchão duro para descansar;
  • Use meias elásticas e evite estar de pé durante muito tempo;
  • Mantenha as pernas elevadas;
  • Caminhe durante o dia;
  • Nunca tome medicamentos sem perguntar primeiro ao seu médico ou obstetra;

Engravidar é um momento muito especial na vida de uma mulher, por isso não se desleixe e trate-se como merece, cuidando do seu corpo durante a gravidez.

Leave a Reply