Como acontece a gravidez: normal, de gêmeos idênticos e não idênticos

A maioria das mulheres e, até mesmo as meninas, sonham em engravidar um dia. E uma grande dúvida que elas têm é como acontece a gravidez.
Por isso resolvemos criar uma explicação completa enumerando todos os passos para você saber o que acontece com o corpo durante a gravidez.

Entendendo todo o processo, fica mais fácil para as tentantes conseguirem a concepção de maneira mais sábia e consciente.

O começo da gravidez

Para a gravidez acontecer é preciso levar em consideração o ciclo menstrual, pois é ali que tudo começa, bem no primeiro dia. Quando acontece a saída do endométrio que é originada de uma camada dentro do útero e se transforma em menstruação, acontece um novo ciclo hormonal.

O hormônio FSH faz com que os óvulos saiam do repouso do depósito do ovário para então começar a crescer. Nesse momento o estrogênio trabalha para o endométrio engrossar ajudando o folículo crescer mais ainda.

É nessa fase que o hormônio Luteinizante (LH) entra em ação para fazer o folículo ovariano amadurecer e em seguida ser liberado o óvulo. O amadurecimento acontece quando o folículo alcança um tamanho considerável, geralmente entre 19 a 21mm.

Com o óvulo sendo liberado, basta a mulher e o homem fazer amor para que a gravidez aconteça. Para ficar mais detalhado ainda, veja abaixo o passo a passo nos mínimos detalhes para aprender como acontece a gravidez.

como acontece a gravidez

Acontecimento da Gravidez

Como a gravidez acontece?

  1. No primeiro dia do período fértil o ciclo começa e vai continuar até o primeiro dia do outro período;
  2. Somente uma vez por mês é que os óvulos amadurecem;
  3. O útero se protege com um revestimento tornando-se mais espesso, tudo isso é uma preparação para receber os óvulos fecundados;
  4. Agora acontece a ovulação, que é quando um óvulo acaba de amadurecer e ser liberado dos ovários;
  5. Entre a vagina e o útero existe o muco cervical. Esse muco fica bem mais fino e de cor clara durante a ovulação, pois, assim torna-se mais fácil para o esperma chegar até o óvulo nadando;
  6. Uma vez que acontece a relação entre o casal, são liberados milhões de espermatozoides. Eles vão nadar “desesperadamente” até o colo do útero e tubas uterinas tentando encontrar um óvulo maduro;
  7. Com os espermatozoides marcando presença no ponto de ovulação num período de até 24 horas, existe então a possibilidade do óvulo ser fecundado. Lembrando que, na corrida dos espermatozoides, somente um vai chegar ao óvulo e assim o fecundar (com exceção dos casos de gravidez de gêmeos, que veremos mais abaixo);
  8. Quando o óvulo é fertilizado (fecundado), ele passa a se movimentar na direção do útero;
  9. Chegando ao útero, o óvulo fecundado se junta ao revestimento do útero. Aqui acontece toda a mágica que é a implantação, em palavras menos científicas, é o início da gravidez.
  10. Aqueles óvulos fecundados, mas que não foram implantados, são abolidos do corpo, ou seja, são eliminados;
  11. Já o óvulo não fecundado é absorvido pelo organismo da mulher. Nesse caso, os níveis hormonais caem e aquele revestimento criado pelo útero é eliminado, e assim começa o próximo período;

Como acontece a gravidez de Gêmeos?

A gravidez de gêmeos pode acontecer de duas maneiras:

  1. Gravidez de gêmeos idênticos, chamada também de gravidez univitelina;
  2. Gravidez de gêmeos não idênticos, chamada também de gravidez bivitelina;

Veja a explicação de como as duas possibilidades acontecem.

Gravidez de gêmeos idênticos (univitelina)

Acontece quando o espermatozoide fecunda apenas um óvulo, porém, esse óvulo se divide em dois. Nessa situação, os dois embriões são gerados em uma única placenta e as características genéticas desses bebês serão idênticas, até o sexo será o mesmo.

Gravidez de gêmeos não idênticos (bivitelina)

Nesse segundo tipo de gravidez, dois ou mais espermatozoides diferentes fecundam dois ou mais óvulos diferentes. Cada embrião será gerado em uma placenta diferente, por isso, um bebê pode nascer mais pesado do que outro, já que não serão nutridos juntos na mesma placenta. As características genéticas deles também serão diferentes.

Recomendação de tratamento para engravidar rápido e naturalmente: Acesse Aqui

E agora? Deu para entender direitinho como acontece a gravidez? Qualquer dúvida deixe sua pergunta nos comentários!

Leave a Reply