Causas da dificuldade de engravidar




No áudio a seguir, o Dr Francisco, médico especialista em gravidez, explica sobre as causas que dificultam o casal engravidar. Caso você prefira ler ao invés de ouvir, o áudio está transcrito logo abaixo.

Ouça as dicas e orientações sobre fertilidade:

 

Recomendação de tratamento para engravidar rápido e naturalmente: Acesse Aqui

Causas da dificuldade de engravidar

Nós temos hoje um assunto que é sempre bastante interessante pelo volume de pacientes que acabam se preocupando com essa questão. É a primeira abordagem de um casal numa consulta para tentar determinar a causa da sua dificuldade de engravidar.




Primeiro precisamos pensar se esse casal tem realmente algum problema. E para saber se tem algum problema ou não, nós temos alguns protocolos e algumas questões que nós deixamos para que o casal possa entender quando é que as suas tentativas para engravidar sem sucesso realmente podem estar associadas a alguma doença ou algum problema desse casal.

Casais abaixo de 35 anos

Nós sabemos que um casal abaixo de 35 anos, pode levar de 12 a 14 meses para engravidar mesmo que não tenham problema nenhum. O que quer dizer isso? Quer dizer que casais que têm um relacionamento sexual habitual de 2 a 3 relações por semana, pode realmente ter em torno de 80% de chance de engravidar em seis meses e em torno de 100% de chance de engravidar em um ano.

Se o casal tem mais que 35 anos, principalmente a mulher, daí nós já reduzimos esse tempo de espera para no máximo 6 meses.

Casais jovens

Muitas vezes vemos casais jovens que estão tentando engravidar através do relacionamento sexual, com 1, 2, 3 meses já se preocupam e acaba nos procurando.

Mas é interessante a gente falar do que esse casal tem que pensar naquele momento em que está pensando em engravidar, o que deve fazer e como deve ser o padrão de vida dele.

Fatores que dificultam engravidar

causa da dificuldade de engravidar

Existem vários fatores que podem dificultar a concepção, tanto de homens, quanto fatores relacionados às mulheres.

Sabemos que 40% das causas de infertilidade estão associadas à mulher, 40% está associada aos homens; e temos 20% que está associado aos dois.

Veja bem, algumas questões básicas como as alimentares estão muito associadas ao fato, muitas vezes, desse casal  não conseguir ter filhos e eles nem saberem disso. Vejamos abaixo:

Evite o consumo excessivo de cafeína

O café, mais do que duas xícaras de café para a mulher e 3 xícaras para o homem durante o dia pode no homem diminuir a motilidade seminal, quer dizer, do sêmen , do espermatozoide, e na mulher pode perder a qualidade dos óvulos.

Portanto, muitas vezes não há necessidade de respeitar estritamente essa quantidade, mas veja se não está tomando muito mais café do que poderia imaginar. Muitas vezes, sem perceber, está tomando 6, 7, 8 xícaras de café por dia e isso pode ter um efeito negativo.

Faça uma alimentação saudável

Ainda em relação a alimentação, nós precisamos buscar uma alimentação saudável ricas em fibras, ricas em vitaminas, como as frutas, os legumes e verduras,  são muito ricos nesses nutrientes, por exemplo, entre eles, o ácido fólico para mulheres que ajuda na fertilidade e também ajuda depois para evitar na má formação fetal.

Corpo abaixo ou acima do peso

Precisamos lembrar também que uma má alimentação reduz ou mantém o peso em padrões mais perto da normalidade. O que é isso? Nós sabemos que uma paciente deve ter entre 25%, tanto o homem quanto a mulher, de massa corpórea. O que quer dizer isso? Que ele não pode ser muito magro nem muito gordo para ter uma saúde fértil adequada.

As pacientes, principalmente as mulheres que são muito acima dos 30 anos, são obesas, elas tem um risco muito maior de não ovular, porque também tem riscos maiores de desenvolver síndrome dos ovários policísticos. Associados também a problemas de diabetes e a resistência à insulina que é um problema bastante comum nesses casos. Então a alimentação é importante.

Atividade física

A atividade física também é muito importante, mas nós temos que pensar que ela também não pode ser exagerada. Esse é um fato novo? Sim, mas nós temos que pensar também que ela não pode ser exagerada, porque a cada dia que passa estamos percebendo que há pessoas que se envolvem com atividades físicas extremas.

Estudos mostram que homens que corriam 2 vezes por semana e que passam a correr 4 vezes por semana em intensidade grande, tem redução também da sua capacidade de fecundação, da sua qualidade seminal, o mesmo ocorre com as mulheres.

Bicicleta mais do que 4 horas por semana também pode comprometer a qualidade seminal. Exercícios físicos são ótimos, tem que fazer. Mas procure não realiza-los extenuantes e com intensidade extrema.

Evite o uso de tabaco

Estamos falando do dia a dia desse casal e pra falar disso não podemos esquecer de forma alguma do tabaco, o cigarro. O cigarro deve ser abolido, por uma série de problemas na saúde do individuo e também contem substancias que são consideradas radioativas.

A substância radioativa tem um efeito muito grande na qualidade do sêmen no homem e nos óvulos da mulher.

Qual frequência de atividade sexual recomendada?

Nós encaramos como normal, 2 a 3 relações por semana, mas no período fértil há a necessidade que o casal tenha a relação dia sim e dia não.

E como se faz essa conta: depois da menstruação, a partir do primeiro dia se espera em torno de dez dias e tem 5 relações em dias alternados.

Você vai cobrir assim todo período fértil desse casal para que ele possa ter mais chances também. Então na abordagem inicial, temos que entender se esse casal vem tendo uma vida saudável nesse sentido, fora tudo isso, ainda tentando evitar estresse, tendo uma consciência de regularidade da relação sexual e ingestão dos alimentos.

Fatores ambientais podem interferir na gravidez

Existem outros fatores em estudo, como por exemplo, fatores ambientais, a queima de lixo tóxico que tem grande quantidade de cloro e pode atrapalhar, pois esse lixo torna incinerável, ele volta para atmosfera, depois para os pastos, o gado come o pasto, a gente come a carne e acaba se contaminando por conta disso.

Recomendação de tratamento para engravidar rápido e naturalmente: Acesse Aqui

Essas foram algumas dicas para quem quer engravidar. É claro que ainda não temos como fugir desses efeitos, mas nos temos como fugir desses outros que são mais fáceis no nosso dia a dia para tentar preservar a nossa fertilidade e tentarmos ter filhos com mais tranquilidade.

Leave a Reply