A importância da amamentação para o bebê

Sem dúvidas, a amamentação é essencial para o seu bebê. O ato de amamentar deve ser uma experiência compensadora tanto para a mamãe como para recém nascido, já que trás benefícios à saúde física e mental de ambos. O leite materno é fundamental, pois proporciona um alimento apropriado às necessidades fisiológicas e imunitárias em cada momento da vida do seu bebê.

A OMS (Organização Mundial de saúde) recomenda que se privilegie o aleitamento materno, exclusivo, nos primeiros 6 meses de vida do bebê. O leite materno é necessário para que o bebê nasça com saúde e possa crescer com segurança, este é um critério de qualidade dos cuidados de saúde perinatais.

A amamentação natural trás muitos benefícios à criança, ela é excelente também para o desenvolvimento facial infantil. Amamentar é uma atividade que possui alta dinâmica mandibular, e uma mastigação que completa um circuito fisiológico que envolve a respiração e uma deglutição corretas. Além disso tudo, ainda proporciona estímulos neurais de crescimento adequados para prevenir as más oclusões dentárias por hipodesenvolvimento.

Vantagens e importância da amamentação para mãe e bebê

O vínculo, que na altura da amamentação se cria entre o binômio Mãe/Filho é muito forte, reforçando a afetividade entre ambos e que cresce em cada mamada. É ainda, muito menos provável que uma mãe que amamente, abandone ou maltrate o seu filho. Tanto a mãe como o filho saem desta experiência mais enriquecidos e com uma maior segurança e autoestima.

vantagens e importância da amamentação

Amamente seu bebê

O leite materno é a forma natural de a mãe alimentar o seu filho, assim sendo, não existe melhor alimento para o bebê. Além de estar perfeitamente adaptado às necessidades nutricionais do bebê, também do ponto de vista imunológico protege a sua saúde de forma insubstituível.

De fato, podemos o leite materno por outro tipo de leite, no entanto, os efeitos e benéficos não vão ser os mesmos. Isto só deve acontecer nos casos em que a mãe não pode amamentar por alguma razão válida.

O aleitamento materno favorece, também, a saúde da mãe, restabelecendo um equilíbrio emocional nessa fase tão importante da vida de uma mulher. E é, obviamente, vantajoso em termos econômicos e ecológicos.

orientação sobre amamentaçãoApesar de todas estas vantagens, a falta de informação e apoio prático por parte dos técnicos da saúde faz com que as mães não consigam superar as dificuldades com que se deparam no decorrer da amamentação e esta se torne, em vez de um prazer, uma situação desesperante, o que leva ao abandono precoce da mesma.

Temos esperança que os responsáveis de saúde e políticos canalizem os seus esforços para o apoio às mães, de forma a fornecer-lhes a informação correta e ajuda necessárias para que as elas se sintam seguras e estejam dotadas de meios para ultrapassar as dificuldades que advém da amamentação com leite materno.

Recomendação de tratamento para engravidar rápido e naturalmente: Acesse Aqui

É fundamental ter em mente o leite materno e a importância da amamentação. Se você vai ser mãe, pense em você e no seu filho! A amamentação é um ato único, extraordinário e de rara beleza, não o ignore.

Leave a Reply